5 Coisas que Brasileiros (ou a maioria das pessoas) Devem Saber Antes de Visitar o Quênia

Hoje em dia, é super fácil entrar na internet e encontrar um monte de informações sobre qualquer país que você queira visitar. Mas, convenhamos, muitas vezes, essas informações são bem genéricas. Por isso, às vezes, as melhores dicas vêm de alguém que realmente conhece o lugar. Pronto para mergulhar nessa? Vamos lá!

1. Nairobi é uma Cidade Metropolitana

Nairóbi é famosa por ser a única cidade no mundo que tem um parque nacional cheio de vida selvagem bem no seu coração. Mas o que muita gente não sabe é que a cidade também abriga uma comunidade diversificada de pessoas de todo o mundo. Na verdade, você pode até encontrar restaurantes brasileiros ou curtir noites de Salsa! A sede das Nações Unidas para a África fica em Nairóbi, o que só reforça sua reputação como um verdadeiro hub internacional. A cidade é vibrante, cheia de eventos internacionais, exposições de arte e festivais culturais, graças à sua comunidade diversa. 

Embora o lado moderno da cidade seja inegavelmente impressionante, é o charme local que vai conquistar seu coração. Desde a cultura dos matatus, aquelas vans de transporte público decoradas com cores e desenhos incríveis, até os moradores acolhedores e os mercados onde vendedores, agricultores e artesãos exibem seus produtos, Nairóbi mistura com maestria influências globais com tradições quenianas. É uma cidade tão dinâmica quanto seu povo e vai te surpreender de forma maravilhosa a cada instante!

2. Quenianos Cumprimentam com um Aperto de Mão

No Quênia, o aperto de mão é a forma universal de cumprimentar, especialmente quando você está conhecendo alguém pela primeira vez. É caloroso, direto e frequentemente acompanhado de um sorriso amigável ou até uma conversa rápida sobre como você está. Em alguns casos, especialmente em áreas rurais ou com pessoas mais velhas, você pode até colocar a mão esquerda no antebraço direito durante o aperto de mão, como um sinal de respeito. 

No Brasil, os cumprimentos podem variar de um aperto de mão a um abraço, um tapinha nas costas ou até um beijo na bochecha. Já no Quênia, os cumprimentos tendem a ser um pouco mais formais, mas sempre com uma sinceridade calorosa, que se reflete tanto nos gestos quanto nas conversas. Enquanto os brasileiros costumam ser mais informais e expansivos, os quenianos têm uma forma igualmente acolhedora de fazer você se sentir bem-vindo, só que com um toque diferente. Ambas as culturas têm o seu jeito único de transmitir gentileza, cada uma com seu sabor especial!

3. Safáris Não São Tão Caros Quanto Você Imagina

Agora, vamos ser sinceros, não posso falar sobre o Quênia sem mencionar a experiência icônica de um safári. Mas aqui vai a verdade: existe um grande mito de que safáris são super caros e só para quem tem o bolso cheio. Deixa eu acabar com esse mito para você! 

Não há muita diferença entre um safári de luxo e um safári mais simples quando se trata de avistar a vida selvagem. Seja você esteja hospedado em um lodge 5 estrelas ou em um acampamento mais acessível, a experiência no parque é praticamente a mesma para todos. A principal diferença está na acomodação, os safáris de luxo oferecem hotéis sofisticados, guias particulares e um tratamento extra, enquanto os safáris mais econômicos podem ter acampamentos ou lodges mais simples. Mas quando se trata do safári em si, todos têm a mesma chance de ver os 5 grandes (leões, leopardos, elefantes, búfalos e rinocerontes). A vida selvagem não se importa se você está hospedado em uma tenda de luxo ou em uma cabana simples, eles aparecerão para todos nós, não importa o orçamento!

A maior despesa que você vai enfrentar não é o safári em si, mas o custo do voo do Brasil para o Quênia. Depois que você chegar lá, há várias opções de safáris que se adaptam a diferentes orçamentos. E não se esqueça, os guias turísticos do Quênia são profissionais altamente treinados que trabalham em equipe nos parques para ajudar a localizar a vida selvagem. Então, não deixe o mito de um safári caro te impedir de viver a magia dos parques nacionais do Quênia.

4. Comunicar-se no Quênia é Fácil

O Quênia é lar de mais de 42 tribos, cada uma com sua própria língua, história e tradições. Essa diversidade se reflete na ampla variedade de idiomas falados pelo país. No entanto, a maioria dos quenianos também fala inglês, inclusive em áreas rurais.

Por quê? O inglês é o idioma usado como língua de ensino nas escolas, então as crianças começam a aprendê-lo desde os 3 ou 4 anos de idade. Isso significa que, mesmo em lugares fora de Nairóbi, você encontrará pessoas que podem conversar com você em inglês, seja você fluente ou apenas intermediário. Não se preocupe se o seu inglês for básico ou mediano, isso é totalmente tranquilo! 

O turismo é uma das maiores fontes de renda do país, e por isso, os quenianos estão acostumados a receber e se comunicar com visitantes de todas as partes do mundo. Eles são amigáveis, receptivos e sempre dispostos a interagir com os viajantes, então você não terá dificuldade em se conectar e aproveitar sua estadia.

5. Você Pode Visitar Dois Países Incríveis em Uma Só Viagem

Você sabia que o Quênia fica a apenas 4 horas de voo da África do Sul? Isso significa que você pode dividir suas férias e conhecer dois países incríveis em uma só viagem! Imagine isso: passar alguns dias na charmosa Cidade do Cabo, na África do Sul, e depois pegar um voo rápido para o Quênia e embarcar em uma aventura completamente diferente. Você pode ir da rapidez da vida urbana de Joanesburgo para a tranquilidade dos parques nacionais do Quênia ou descobrir as regiões vinícolas da África do Sul antes de mergulhar na rica herança cultural queniana. O voo curto torna super fácil combinar o melhor dos dois mundos. Então, por que não transformar sua viagem em uma experiência dois-em-um e aproveitar ao máximo suas férias? É a maneira perfeita de aproveitar ao máximo seu tempo na África!

ITINERÁRIOS DO QUÊNIA

Um passaporte para planejar sua jornada de forma independente, viajando quando você quiser, com dicas privilegiadas sobre como realmente conhecer o país. Evite surpresas encontradas em pacotes de viagem tradicionais e aproveite ao máximo sua aventura sem perder tempo e dinheiro.

SOBRE NÓS

Priscilla

Viajante

Olá, viajante! Bem-vindo(a) ao nosso blog! Estou animada para te levar em uma jornada pelo Quênia e Brasil, tudo a partir da nossa perspectiva africana. Dois países vibrantes, ricos em cultura, abençoados com paisagens de tirar o fôlego e lar de algumas das pessoas mais acolhedoras. Espero que você encontre inspiração e alegria em cada passo dessa aventura.

Rolar para cima